PROJETO BULLYING
PROFESSSORA TUTORA: dULCINÉIA
COLOMBO BARBOSA.
CURSISTA, ROSILEI DE
LIMA COLOMBO.
OCAUÇU
2012
Projeto
Bullying 5º ano
Justificativa
Todos os dias, em praticamente todas as escolas do mundo, muitos alunos sofrem algum tipo de agressão física ou moral por ser gordinho, usarem óculos com lentes grossas ou simplesmente porque dedicam algumas horas a mais que os outros aos estudos Esse fenômeno, começou a ser observado nos anos 70, ainda não tem tradução para o nosso idioma, mas compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo. Este projeto pretende mostrar através do teatro, como situações simples podem se transformar no fio condutor de uma reflexão sincera sobre como essa prática prejudica o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes, derruba a auto-estima dos adultos e pode até levar ao suicídio.
Objetivo
Geral:
Desenvolver ações de solidariedade e de resgate de
cidadania, tolerância, respeito mútuo entre alunos e professores.
As atividades deste projeto deverão possibilitar ao aluno:
* Articular respostas e oportunizar ações, após a compreensão a respeito do bullying. * Articular meios para promoção de valores, dentro e fora da escola – apreciação, colaboração, entre outros –, propiciadores de um clima de solidariedade e de respeito mútuo. * Redigir textos das produções teatrais adequados: ao gênero, ao objetivo do texto, ao destinatário, as convenções gráficas apropriadas ao gênero das convenções ortográficas.
*Digitar no Word o texto redigido e salvar nos documentos.
*Imprimir o texto digitado e anexar no portfólio.
*Pesquisar na Web a respeito do Bullying.
*Mediar os saberes necessários para que os educandos possam compreender e a identificar comportamentos de violência entre a turma. * Agir contra incidentes de violência física ou verbal entre alunos de modo consistente. * Apoiar coesamente os estudantes da escola a lidar com a violência.
Estimular e valorizar
as individualidades do aluno, além de potencializar eventuais diferenças,
canalizando-as para aspectos positivos que resultem na melhoria da autoestima
do aluno, demonstrando a importância de cultivar amigos dentro e fora da
escola.
*Cultivar os bons
hábitos de convivência e amor dentro e fora da família.
*Incentivar o respeito
mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo.
*Aprender e saber
respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas.
Metodologia
e estratégias:
As sugestões dos
procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do projeto são:
*Dinâmica
*Confecção de cartazes
e revistas em quadrinhos.
*Produção textual.
*Apresentação de vídeo
no PowerPoint
* histórias de quem já
sofreu com o bullying.
*Debates e discussão.
*Desenhos livres.
*Confecção de cartilhas
com regras de boa convivência.
*Músicas
*Filmes.
*Criação de jornal
mural.
*Confecção de caixinha
com palavras mágicas, palavras de gentileza para usarem em casa, na escola, com
colegas, etc.
*Entrevistas
*Pesquisa na internet.
*Gráficos.
Bê-á-bá do bullying
Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as consequências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado. O que é Bullying? Bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da "brincadeira", que pode entrar em depressão. As principais formas de maus-tratos: * Físico (bater, chutar, beliscar). * Verbal (apelidar, falar mal, zoar). * Moral (difamar, caluniar, discriminar). * Sexual (abusar, assediar, insinuar). * Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir). * Material (furtar, roubar, destroçar pertences). * Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular). * Sinais de que seu filho é vítima bullying * Apresenta com frequência desculpas para faltar às aulas ou indisposições como dores de cabeça, de estômago, diarreias, vômitos antes de ir à escola. * Pede para mudar de sala ou de escola, sem apresentar motivos convincentes * Apresenta desmotivação com os estudos, queda do rendimento escolar e dificuldades de concentração e aprendizagem. * Volta da escola irritado ou triste, machucado, com as roupas ou materiais sujos ou danificados. * Apresenta aspecto contrariado, deprimido, aflito, ou tem medo de voltar sozinho da escola. * Possui dificuldades de relacionar-se com os colegas e fazer amizades. * Vive isolado em seu mundo e não querer contato com outras pessoas que não façam parte da família. Para casa – Dever informal - Propor que os alunos colham de pais, tios, colegas, avós e outras pessoas de diferentes faixas etárias sobre as dificuldades de relacionamento que experimentaram durante o tempo de escola. Quais eram os apelidos mais comuns naquela época? Alguém foi às “vias de fato” com os colegas que criavam e apontavam defeitos nos outros? Certamente a garotada vai identificar casos diversos de pessoas que sofreram intimidações e agressões no passado. É importante que os depoentes contem de forma franca o que viveram e expliquem como superaram suas dores.
Avaliação
( critérios norteadores para a avaliação):
* Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade); * Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do roteiro teatral, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia); * Trabalho colaborativo na criação das frases para as faixas, sugestão de ideias, criatividade e integração com o grupo; * Participação efetiva na dramatização |
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
PROJETO BULLYING
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